Educação como Base

Provavelmente, quando se fala nos problemas do Brasil ou mesmo da nossa cidade, o que a gente mais escuta é que a solução é investir na Educação. E eu concordo com isso, mas faço uma outra pergunta: qual educação é a chave para nossos problemas?

Penso que existem dois pontos importantes para uma educação de qualidade nos dias de hoje: acesso a livros e bibliotecas e acesso à tecnologia. Esses são fatores fundamentais para a formação do pensamento crítico em nossos estudantes, o que é primordial para um futuro melhor.

Acredito também que não há nada com potencial tão transformador quanto a educação de qualidade, e uma das razões para querer entrar na política é poder contribuir para que todos tenham uma educação tão boa quanto a que tive.

Mas é justamente por isso que me pergunto: a educação que estamos oferecendo às nossas crianças e jovens é inclusiva e universal? Ela une ao invés de segregar? Ela beneficia não só os jovens e as crianças, mas também as mães que precisam trabalhar e deixar os filhos nas escolas?

Se sim, essa é a educação em que acredito! Aquela que é base para a construção de uma sociedade melhor, promovendo melhorias na condição de vida de todos, e não só de alguns.

Porque só assim poderemos construir uma sociedade em que a meritocracia possa realmente existir: quando uma boa educação garantir que todos comecem a vida do mesmo ponto de partida.